Ministério de Apoio Filosófico

Responsável: Inez Augusto Borges

Por trás de cada abordagem educacional existe sempre uma filosofia de educação e de governo. Não existe educação neutra e toda prática educativa parte de uma visão de mundo, de homem, de sociedade, de criança, de processo de ensino e aprendizagem e das instâncias responsáveis pela educação.

A educação contemporânea, tanto a que é oferecida no contextos das instituições públicas quanto nos espaços privados, não somente no Brasil mas também na maioria das nações, está fundamentada em uma visão materialista do ser humano. Não se trata de uma visão científica, mas de uma visão ateísta e materialista, cujas bases são os pressupostos do Iluminismo que desemboca na luta pelos ideais Hegelianos e Marxistas. Tal visão de mundo tem direcionado a maior parte dos esforços na área de educação, das artes e entretenimento, bem como a legislação em prol dos assim chamados “direitos humanos”.

De modo sutil e sistemático, todas as áreas da vida moderna acabaram sendo permeadas por “valores” anticristãos. A família tem sido assolada por esta filosofia. Os materiais pedagógicos estão saturados desses mesmos pressupostos. Até mesmo muitos materiais produzidos e disponibilizados por editoras cristãs, assim como inúmeras atividades desenvolvidas nas igrejas veiculam ideias anticristãs. Evidentemente, grande parte das pessoas que produzem e distribuem estes materiais não tem noção de quão perto estão de prestar serviço ao processo de “desconstrução” dos valores judaico-cristãos que são os pilares do Mundo Ocidental.

O Ministério de apoio filosófico e metodológico tem três objetivos principais:

1 – Fomentar a análise e discussão dos conteúdos, materiais e práticas educacionais, sempre tendo o ensino bíblico reformado como referência de análise.

2 – Promover a capacitação de pais, professores e demais líderes cristãos para identificarem, por si mesmos, indicadores das filosofias anticristãs por trás dos materiais e atividades com os quais lidam cotidianamente e também com outros que se apresentarem como novidades.

3 – Promover a capacitação de pais e professores-autores para que, fundamentados na filosofia genuinamente cristã, desenvolvam dons e habilidades na produção de materiais e atividades educacionais.

A ANDAPEF, por meio deste Ministério, buscará atingir esses objetivos por meio das seguintes ações:

1 – Congressos Multigeracionais– inicialmente planejado como evento anual, visando reunir as diferentes gerações de cristãos, ou seja, avós, pais, filhos e netos em um mesmo espaço de adoração, aprendizagem e reflexão sobre o contraste entre a filosofia cristã e as filosofias deste século.

2 – Cursos e Oficinas de Treinamento em Cosmovisão, oferecidas na Sede da ANDAPEF ou em Igrejas, Escolas ou outros espaços culturais.