*Por Thais de Jesus

O I Congresso Multigeracional da ANDAPEF, que ocorreu no início de agosto, teve o privilégio de contar com a participação do Dr. Paul Jehle, pastor da TNT Christian Church, em Plymouth, Massachusetts, nos EUA. Sua palestra foi transmitida por vídeo gravado especialmente para o evento, com o tema “A Obediência dos pais aos mandamentos de Deus”.

O Dr. Jehle inicia sua palavra com a citação de Mateus 28.18-20, sobre a Grande Comissão, o chamado de Jesus para que cada um de seus seguidores discipulem as nações. Ele explica como esse chamado é realizado a partir da transformação individual, por meio do novo nascimento, e que então passa a transformar o lar, com famílias vivendo o Evangelho em seus lares, influenciando suas vizinhanças, igrejas, cidades, até alcançarem as nações.

A reflexão proposta pelo pastor é para que principalmente os pais e os professores de escolas dominicais compreendam que sua influência nos lares e nas igrejas é essencial para ajudar as crianças a construírem uma forma crítica de pensar, a partir da cosmovisão bíblica, renovando a mentalidade e raciocínio segundo a Palavra de Deus, como nos adverte o Apóstolo Paulo na carta aos Romanos (12.1-2).

A mensagem do Dr. Jehle reforça o significado da aliança de Deus com Abraão (Gn 12.1-3), que é abençoado primeiro com a promessa de que então seria uma benção para todas as famílias. E esta promessa vem até nós, por meio da fé, da renovação da mente e do novo nascimento, alcançados em Cristo para os não-judeus, como é relatado em Gálatas 3.7-9.

Discipular nações envolve um sacrifício, um preço a ser pago, que é a renovação da mente, a santificação. Assim como Abraão recebeu a orientação da circuncisão para um sinal externo da consagração do povo de Deus, o Senhor nos pede hoje a circuncisão figurativa quando morremos para nós mesmos e entregamos a vida ao senhorio de Cristo, passando a caminhar com Deus, conforme Romanos 2.26-29.

Somente vivendo intensamente a vida do Evangelho, conhecendo a Deus e sendo conhecidos por Ele, podemos formar discípulos, começando em nossos lares, depois em nossas igrejas, alcançando nossas cidades, nosso país e todas as nações. Para tanto, é preciso aprender o que a Palavra de Deus diz sobre cada um dos aspectos da nossa vida – governo, leitura, artes, saúde, etc.: a Bíblia nos oferece um currículo completo para uma vida renovada segundo a visão de Deus.

Esta é uma busca que deve ser profunda, contínua, em todas as faixas etárias, aprendendo uns com os outros, para buscar compreender a disciplina de Deus, como Ele pensa sobre cada área de nossa vida. Tal missão deve ser cumprida tanto nas salas de aula, como nos lares e nas escolas bíblicas dominicais.

Na história da Igreja, alguns avivamentos se limitaram a apenas uma geração, cidade, ou uma reunião, ou ainda uma igreja, enquanto outros alcançaram nações. O Espírito, porém, era sempre o mesmo; o que diferenciou o alcance desse “rio” foi a forma de pensar das pessoas, o quanto estavam com a mente renovada pela Palavra, pois quando a Bíblia é aplicada em todas as áreas da nossa vida, alcançamos mais gerações, o impacto da Palavra de Deus é mais abrangente.

Dr. Paul Jehle conclui clamando para que o Senhor nos capacite e o Espírito Santo nos leve a compreender o quanto necessitamos aprender de Jesus para ensinar e afetar a nossa nação.
O conteúdo da mensagem do Dr. Paul Jehle também pode ser estudado de forma mais profunda em seus livros, alguns deles já traduzidos para a língua Portuguesa e disponíveis para venda em nosso escritório.

E, se essa causa é importante para você e para a sua família, entre em contato conosco para saber como ser um associado ou manter-se informado sobre os nossos projetos e como colaborar.

Confira a palestra na íntegra em nosso canal do YouTube:

Sobre o Dr. Paul Jehle:
É Bacharel em Matemática pelo Barrington College, Mestre e Doutor em Educação pelo Whitfield College. É fundador e presidente do Heritage Institute Ministries. Tem servido por mais de 30 anos como professor e administrador da Escola do Novo Testamento (TNT – The New Testament Christian School) da qual é também fundador. Tem atuado diretamente com legisladores e pastores que desejam implementar uma visão bíblica de mundo e da vida. É diretor-executivo da Plymouth Rock Foundation, além de apoias diversas outras associações históricas. Tem viajado exaustivamente por todo o território norte-americano e por vários outros países, treinando educadores e líderes em cosmovisão cristã da Educação, História e Política. É atualmente pastor titular da Igreja do Novo Testamento (The New Testament Church), no estado de Massachusetts (EUA).

Deixe um comentário

O seu email não pode ser publicado.