Por Scott T. Brown*

Nos últimos 150 anos, uma mudança enorme ocorreu na vida da igreja e da família, transformando completamente a sociologia da igreja. Isso resultou na mudança da metodologia do discipulado de um modelo bíblico para um modelo secular baseado na educação pública e na cultura jovem. Isso foi sem precedentes na história da igreja. Isso foi tão estranho que transformou a natureza do discipulado da igreja, a agenda de discipulado da família e até mesmo o modo como a família passou a se relacionar com a igreja. Na verdade, transformou a estrutura da família. Foi realmente uma mudança enorme. Mas aconteceu tão devagar que quase ninguém a percebeu. O que ocorreu? O discipulado na igreja gradualmente tornou-se segregado por idade, e os deveres atribuídos à família foram entregues aos obreiros da igreja.

Por que a igreja moderna é segregada por idades? Por que os adolescentes quase sempre adoram e aprendem separadamente dos adultos? Por que os idosos são separados da geração mais jovem? Quem pensou ser uma boa ideia que jovens de treze a dezesseis anos desenvolvessem a sua própria cultura? Por que, na maioria das igrejas atuais, toda a estrutura organizacional é baseada na segregação por idades? A resposta é simples: Nós deixamos de lado as práticas da Palavra de Deus em prol das nossas tradições.

Se Tivéssemos Somente a Bíblia

Se tivéssemos somente a Bíblia como guia, as crianças seriam separadas de seus pais durante as reuniões da igreja? Nós implementaríamos a salinha ou o lugar das crianças? Existe alguma evidência bíblica explícita para os berçários? Os apóstolos alguma vez organizaram uma escola dominical, um encontro de jovens ou algum tipo de reunião separada por idade? Há alguma ordem ou exemplo a seguir nas Escrituras para a segregação etária? Naturalmente, a resposta a todas essas perguntas é “Não”. Os discípulos sofreram repreensão do seu Mestre por tentar manter as crianças afastadas. Tragamos os nossos filhos de volta às reuniões da igreja da maneira que for consistente com o Antigo e o Novo Testamentos.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI.

 

Participe do I Congresso Multigeracional – De Volta Para Casa
Vamos reunir pessoas de todas as gerações para refletir sobre os princípios bíblicos para a educação cristã, a família e a igreja. Mais informações e inscrições aqui.

 

___

Tradução: Camila Rebeca Teixeira
Publicado em português originalmente por O Estandarte de Cristo e compartilhado com autorização.
___

Foto que ilustra o artigo por David Beale via Unsplash.

Deixe um comentário

O seu email não pode ser publicado.